VIII Simpósio Nacional de Geografia Ágraria

SINGA

Ao longo de quase 20 anos, desde o 1º Simpósio Nacional realizado na Universidade de São Paulo em 1998, vem se construindo um espaço de debates onde caibam múltiplas vozes. Nesse tempo todo, o evento conseguiu entrelaçar discussões de sempre que precisam de novos enfoques e maiores aprofundamentos, mas também discussões recentes que retratam as mudanças de um campo em movimento, articulando também a geografia, com outras áreas do conhecimento e com os saberes construídos a partir da mobilização social. Para o Singa 2017, queremos propor conversar, nos aproximar e quem sabe até ajudar a construir as múltiplas redes de mobilização social que estão sendo tecidas por toda a América Latina acerca de temáticas diferentes: agroecologia; educação de campo; feminismo comunitário; lutas por terra e território; papel do Estado; reforma agrária; povos e comunidades tradicionais; impactos de grandes empreendimentos de infraestrutura, mineração, etc.

Serão dias de mesas redondas que retratem essa diversidade temática das mobilizações sociais na América Latina, de trabalhos de campo que nos permitam conhecer as práticas e conflitos de grupos sociais nessa porção sudeste do Paraná, de grupos de trabalho que debatam as pesquisas que vêm sendo construídas, mas também propomos duas atividades mais: 1. Espaços de articulação onde pe必利勁
squisadores, estudantes, militantes e simpatizantes possam debater agendas conjuntas de pesquisas ou oferecer oficinas para se aprofundar em alguma temática; 2. Singa na rua, que propõe realizar durante o evento uma grande aula pública, no centro da cidade, promovendo alguns debates com a população em geral.

Para maiores informações acesse:http://www.singa2017.com.br/site/capa