Estrutura Curricular

Total de Créditos para Titulação: 53

Disciplinas: 20 créditos (12 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 em disciplinas eletivas)

Seminário de Dissertação: 4 créditos

Produção Científica: 2 créditos

Defesa de Dissertação: 27 créditos

Tempo mínimo de titulação: 18 (dezoito meses)

Tempo máximo de titulação: 24 (vinte e quatro) meses

 

Descrição sintética do esquema de oferta do curso:

Para integralização do Mestrado são exigidos dos alunos a totalidade de 795 (setecentos e noventa e cinco) horas em atividades e 53 (cinquenta e três) em créditos, assim distribuídos: disciplinas (20); Seminário de Dissertação (4); Produção Científica (2); Defesa de Dissertação (27).

O aluno deverá cursar três disciplinas obrigatórias (12 créditos) e outras duas disciplinas eletivas (8 créditos), integralizando 20 créditos (4 por disciplina). As disciplinas obrigatórias deverão ser cursadas no primeiro semestre e as eletivas no segundo semestre. As disciplinas eletivas serão definidas de comum acordo entre o aluno e o professor-orientador, levando em consideração a afinidade com o objeto da pesquisa. Também no segundo semestre o aluno deverá se matricular na atividade Seminário de Dissertação (obrigatória), com valor de 4 créditos, voltada para as discussões teórico metodológicas que orientarão a elaboração do material para o Exame de Qualificação

Ao final do 3º semestre, deverá ser realizado o Exame de Qualificação e, ao final do 4º semestre, a Defesa da Dissertação, equivalente a 27 créditos.

Os créditos equivalentes à Produção Científica (2) poderão ser obtidos ao longo de todo o curso, por meio das seguintes atividades:

I) Participação em congresso científico local e regional com apresentação de trabalho, cujo resumo seja publicado em anais (0,5 crédito);

II) Participação congresso científico local e regional com publicação de trabalho completo em anais (ou similares), do qual o interessado é autor e o tema seja pertinente ao seu projeto de dissertação (1,0 crédito);

III) Participação em congresso científico nacional com publicação de trabalho completo em anais (ou similares), do qual o interessado é autor e o tema seja pertinente ao seu projeto de dissertação (1,5 créditos);

IV) Participação em congresso científico Internacional com publicação de trabalho completo em anais (ou similares), do qual o interessado é autor e o tema seja pertinente ao seu projeto de dissertação (2,0 créditos);

V) Trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido, sistema referencial adequado e tenha comprovada relação com o projeto de Dissertação do aluno (2,0 créditos);

VI) Capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento e que tenha comprovado relação com projeto de dissertação do aluno (2,0 créditos);

VII. Publicação de livro autoral de reconhecido mérito na área do conhecimento e que tenha comprovado relação com projeto de dissertação do aluno (2,0 créditos).

O curso terá a duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, totalizando um mínimo de 795 (setecentos e noventa e cinco) horas de atividades e 53 (cinquenta e três) créditos, incluindo a Defesa da Dissertação.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 

1) Estado e Política de Desenvolvimento Regional

Ementa: O debate teórico sobre o Estado, abordando as contribuições de autores clássicos e contemporâneo (liberais e marxistas) acerca do poder político. As formas de Estado (liberal e social). As teorias do desenvolvimento: a visão neoclássica, a visão estruturalista e visão marxista. As teorias da dependência e as políticas de desenvolvimento regional

2) Desenvolvimento Territorial Urbano e Regional

Ementa:  Desenvolvimento e Espaço, teorias econômicas de localização regional e processos de homogeneização econômica do território: forças de aglomeração, polos de crescimento e desenvolvimento desigual; regionalização da produção e as políticas de desenvolvimento urbano e regional; constituição sócio-política das regiões, blocos de poder e alianças inter-regionais; o caráter do espaço intra-urbano e do espaço regional e suas configurações socioespaciais e econômicas – conurbação, suburbanização, aglomerações urbanas e áreas metropolitanas; ocupação regionalizada do território maranhense e conformação de sua rede urbana.

3) Teoria e Metodologia da Pesquisa nas Ciências Sociais

Ementa:  O processo metodológico no pensamento de Marx, Durkheim, Weber e Bourdieu; as polêmicas contemporâneas nas Ciências Sociais em torno dos paradigmas teórico-metodológicos; o Projeto de Pesquisa na construção do conhecimento; estruturação e elaboração de projeto de pesquisa: revisão bibliográfica, problematização e delimitação do objeto de estudo; definição da proposta metodológica.

4) Seminário de Dissertação 

Ementa: Discussão dos projetos de pesquisa em desenvolvimento, para fins de elaboração de dissertação; suporte coletivo aos mestrandos no processo de investigação e na exposição de seus resultados na dissertação de mestrado; abordagem de temáticas de interesse dos mestrandos, tanto relativas ao método de investigação e ao método da exposição, quanto pertinentes aos objetos de estudo.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

1) Dinâmica territorial e organização do espaço rural maranhense   

Ementa: Histórico da ocupação e da organização do espaço rural maranhense; a passagem do complexo rural para o complexo agroindustrial no Brasil; políticas de desenvolvimento regional; questão agrária maranhense; o enfoque territorial das políticas públicas e seus reflexos na estrutura fundiária do Maranhão

2) Rede urbana e estrutura regional

Ementa: A natureza do espaço de Milton Santos; análise da cartografia como elemento símbolo em Boaventura Souza Santos; o contexto da contemporaneidade das conexões e exclusões das redes globais, locais e regionais nos espaços de fluxos; sociedade informacional e o fim de milênio da trilogia de Castells; filosofia contemporânea de Bauman e Wallerstein; construção da cidade contemporânea: tempo, forma e estrutura regional; as  crises do capitalismo e a destruição criativa da terra (Harvey); concepções metropolitanas, modos de vida e a reconfiguração dos territórios (Ascher, Mongin);  experiência urbana, planejamento e gestão da cidade e sua região (Mongin, Santos; Souza); entre fronteiras e trincheiras ou a construção de um urbanismo em estado fluido (Coutinho; Bauman).

3) Formação socioeconômica e cultural do Maranhão

Ementa: A agricultura de exportação: formação e crise; o campesinato no processo de industrialização maranhense; formação histórica do Maranhão em seus aspectos social e econômico; aspectos culturais: tradição e modernidade.

4) Fundamentos da Economia brasileira

Ementa: A industrialização tardia e o nacional-desenvolvimentismo; o novo papel do Estado e seus instrumentos de política econômica; o plano de Metas e a industrialização pesada; o desenvolvimento da agricultura e o processo de urbanização e suas relações com a industrialização; os novos rumos da economia brasileira a partir da introdução das reformas neoliberais.

5) Estado, Ideologia e lutas Urbanas

Ementa: Abordagens disciplinares do urbano capitalista; possibilidades teóricas de interpretação da cidade capitalista; a luta pelo direito à cidade.

6) Relações de gênero e políticas públicas para mulheres

Ementa: Noções para os estudos das relações de gênero; elementos teóricos e conceituais da divisão sexual do trabalho, gênero, classe, identidade; lutas do movimento feminista de combate às desigualdades sociais; políticas públicas para mulheres.

 7) Tópicos Especiais

Ementa: Desenvolvimento Regional e a formação Socioeconômica da Região Amazônica e Região Nordeste; compreensão da realidade maranhense e suas articulações nas esferas regionais, nacionais e globais.

8) A Questão Agrária e a ação dos movimentos sociais na contemporaneidade

Ementa: Questão Agrária brasileira na contemporaneidade; a ação do Estado; políticas públicas; propostas proativas desenvolvidas por diversos setores da sociedade civil organizada; os movimentos sociais.

9) Desenvolvimento Agrícola Sustentável

Ementa: particularidades da agricultura no desenvolvimento econômico; Emergência e Crise do Padrão Técnico Produtivista na Agricultura; Agroecologia; Agrobiodiversidade Camponesa Ecodesenvolvimento; Ecologia Política e Saber Ambiental.

10) Desenvolvimento econômico e meio ambiente

Ementa: Relação desenvolvimento econômico e meio ambiente; conceitos de desenvolvimento sustentável; fundamentos das políticas de desenvolvimento sustentável: ecodesenvolvimento; crescimento econômico zero; informe Brundtland e ecologismo dos pobres;  governança ambiental; justiça ambiental; políticas de pagamento por serviços ecossistêmicos.

11) Economia, Trabalho e Território

Ementa: Processos de mudanças na relação salarial; taylorismo, fordismo, crise do fordismo; globalização, capitalismo patrimonial e cognitivo como novas formas de acumulação; reconfiguração da sociedade salarial; sistemas de emprego, tópicos sobre a sócio economia do trabalho brasileira e maranhense.

12) Economia Urbana

Ementa: Determinação da Questão Espacial  como  Objeto de estudo da Economia; Conceituação da Questão Urbana;  Teorias sobre a Dinâmica Regional e Políticas de Desenvolvimento regional; a  Questão Brasileira.

13) Educação Ambiental e Sustentabilidade

Ementa: Conceitos e fundamentos da Educação Ambiental. Panorama dos desafios ambiental e educativo na contemporaneidade. Aspectos legais e pedagógicos. Educação Ambiental formal, não-formal e informal. Trajetória da noção de sustentabilidade, princípios e fundamentos do desenvolvimento sustentável. Educação Ambiental como instrumento de gestão. Agenda 21 Global e Local. Educação Ambiental e a técnica dos quatro ‘erres’: repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar. Pesquisa e metodologia participativa. Ação individual e coletiva. O Terceiro Setor. A participação do Poder Público e da iniciativa privada. Estudo de casos.

14) Estado e Classes Sociais

Ementa: Relações da constituição do Estado moderno; dinâmica do capitalismo; classes sociais.

15) Estado, Ideologia e Lutas Urbanas

Ementa: O urbano capitalista; entrecruzamento economia política e a ciência política; possibilidades teóricas de interpretação da cidade capitalista; luta pelo direito à cidade.

16) Leituras de Urbanismo

EMENTA: Urbanismo em questão. A sociedade em rede. O planejamento urbano no Brasil. Gestão urbana e cultura urbana

17) Movimentos Sociais e Identidades Coletivas

Ementa: Categorias de análise dos movimentos sociais: conflito, delegação, mediação, representação política e identidade.  Diversidade étnica; ambientalização e judicialização dos conflitos.

18) O Desenvolvimento do Nordeste como Questão Regional e Social

Ementa: Formação social e do desenvolvimento do Nordeste; debate histórico em perspectiva atual; s desafios do tema do desenvolvimento regional.

19) Organização do Espaço Regional e Ambiente

Ementa: Conceitos de espaço, região, território e ambiente, articulados à noção de desenvolvimento urbano-regional; condicionantes da organização do espaço;  Diversidade de regional; processos e estratégias de intervenção de desenvolvimento territorial; transformações da estrutura espacial; políticas ambientais para a região; revalorização do Estado no ordenamento territorial.

 20) Poder Local e Gestão das Políticas

Ementa: A redefinição da democracia e a ampliação da esfera pública no Brasil; poder político, representatividade e controle social; formas de ação local e o nível nacional na construção dos espaços públicos; desafios político-institucionais do poder local e da participação popular no processo de formulação e gestão das políticas públicas.

21) Rede Urbana e Ambiente

Ementa: Conceito de rede, cidade e de rede urbana; teoria e métodos em hierarquia, centralidade e rede urbana; a rede de cidades contemporâneas e sua relação com o ambiente; aplicabilidades: a rede urbana brasileira; gestão ambiental na Amazônia; (re)configuração da rede urbana maranhense.