Projetos de Pesquisa

A Moradia Popular Autoconstruída no Maranhão: Regime de Propriedade, Modos de Produção, Morfologia e Tipologia Urbana e Rural.

Coordenador (a): Prof. Dr. Carlos Frederico Lago Burnett

 Mundo luso-brasileiro em perspectiva comparada: ascensão e queda dos regimes ditatoriais no século XX

Coordenador (a): Profª. Drª. Monica Piccolo

Propriedade da Terra no Brasil e Portugal: Fundamentos legais e projetos em disputa (1970-1990).

Coordenador (a): Profª. Drª. Monica Piccolo

MULHERES RELAÇÕES DE GÊNERO E PROTAGONISMO POLÌTICO: estudo, formação feminista e informação como estratégica de mudança na sociedade patriarcal

Coordenador (a): Profª. Drª. Neuzeli Maria de Almeida Pinto

A liderança de mulheres no desenvolvimento de comunidades – O caso da Vila Maranhão – COOPVILA

Coordenador (a): Profª. Drª. Neuzeli Maria de Almeida Pinto

Educação e democracia no Brasil: o sentido político do programa Escola Sem Partido.

Coordenador (a): Prof. Dr. Bráulio Roberto de Castro Loureiro

Tradição, desenvolvimento sustentável e tecnologias sociais: Redes de Conhecimento e Comunicação no Território Quilombola de Saco das Almas, Municípios de Brejo e Buriti, Maranhão.

Coordenador (a): Prof. Dr.Carlos Frederico Lago Burnett

O enfrentamento das precariedades urbanas na metrópole maranhense: As ações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de São Luis, Maranhão, 2013 – 2020

Coordenador (a): Prof. Dr.Carlos Frederico Lago Burnett

Arquitetura moderna institucional em São Luís/MA- preservando a arquitetura do século XX

Coordenador (a): Profa. Drª. Grete Soares Pflueger

Buscando alternativas de produção e renda para a juventude quilombola do Território Lençóis Maranhenses / Munin.

Coordenador (a): Prof. Dr. Itaan de Jesus Pastor Santos

Análise das Ações prioritárias na Microrregião do Alto Mearim e Grajau

Coordenador (a): Profª. Drª. Zulene Muniz Barbosa

Lutas sociais, dinâmicas territoriais e a (im)possibilidade de efetivação da cidadania no Maranhão

Coordenador (a): Profª. Drª. Marivania Leonor Souza Furtado

Dinâmica e perspectivas do Itaqui: de “sonho” a Porto de Integração Regional brasileiro na economia mundial contemporânea.

Coordenador (a): Prof. Dr. Antonio José de Araújo Ferreira

As tendências do Mercado de Terras Agrícolas e o avanço da estrutura produtiva agrícola do agronegócio na Microrregião de Chapadinha –MA.

Coordenador (a): Prof. Dr. José Sampaio Mattos Júnior

Desenvolvimento e dinâmica das classes sociais populares em territórios na Amazônia.

Coordenador (a): Prof. Dr. José Sampaio Mattos Júnior

Reconfigurações territoriais provocadas pelos enclaves residenciais privados no tecido urbano de São Luís/MA.

Coordenador (a): Prof. Dr. Alex Oliveira de Souza

Lutas sociais por saúde no contexto da crise do capital

Coordenador (a): Profª. Drª. Franci Gomes Cardoso

Grupos de pesquisa

GEDITE – Grupo de Estudos em Dinâmica Territorial

Liderado pelo Prof. Dr. Jose Sampaio de Mattos Junior, e três pesquisadores externos: Prof. Dr.  Antônio Nivaldo (Unesp), Prof, Dr. Rui Jacinto (Coimbra) e o Prof. Dr. Valentim Caber (Salamanca), o GEDITE foi criado em 2010 e aglutina pesquisadores que trabalham os seguintes temas: Questão Agrária, Agricultura Familiar, Políticas Territoriais, Estrutura Produtiva Agrícola, Relação Campo-Cidade e a organização do processo produtivo. As discussões sobre as temáticas servem de orientação para a consolidação de teorias, procedimentos metodológicos e técnicas de campo. Ao longo desses 10 anos estimulou a promoção de eventos de caráter científico com o intuito de difundir as pesquisas sistematizadas sobre a Política de Desenvolvimento Territorial, Políticas de Desenvolvimento Regional e Política de desenvolvimento Agrário e Questão Agrária no Maranhão.

GEDEPET- Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento Política e Trabalho

Liderado pela Profa. Dra. Zulene Muniz Barbosa e mais duas pesquisadora: Prof. Dra. Franci Gomes Cardoso (UEMA) e a Prof. Dra. Celia Maria da Motta (UFMA), o GEDEPET foi criado em 2010 e tem como objetivo a formação de pesquisadores nos estudos sobre o Maranhão de modo particular, os Grandes Projetos de Desenvolvimento, seus impactos sociais, econômicos, políticos, territoriais e nas relações de trabalho, ressaltando os sujeitos sociais, e as relações do local  com os processos globais.  Aglutina pesquisadores em torno dos seguintes temas de pesquisa: Estado e desenvolvimento; Estado e classe sociais, ideologia, movimento sociais, sindicalismo.

 

LIDA – Lutas Sociais, Igualdade e Diversidades

Liderado pela Profa. Dra. Marivânia Leonor Furtado e mais dois pesquisadores: Jackson Bouéres Damasceno Júnior (UEMA) e Karina Borges Diaz Nery de Souza (UEMA), o LIDA foi criado em 2013 e tem como objetivo estreitar o saber produzido no meio acadêmico com vozes dos múltiplos segmentos sociais e étnico-raciais. O LIDA dirige suas pesquisas e propostas extensionistas para a questão das lutas sociais no campo e nas cidades, além de subsidiar movimentos sociais para a conquista e efetivação de direitos específicos no contexto do Estado Pluriétnico, multicultural e de uma sociedade de múltiplas experiências sócio- econômicas políticas e culturais. Nesse sentido, aglutina pesquisadores das áreas das Ciências Humanas, sobretudo da Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Direito e Geografia,  cujas pesquisa são focadas em segmentos sociais específicos, nomeadamente as comunidades tradicionais  e suas relações com o Estado em relação às políticas públicas de caráter compensatório e a forma contraditória como esta instituição jurídico-político faz a gestão dessa diversidade.

NUPEHIC- Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea

Constituído em 2012, é liderado pela Prof.ª Drª Monica Piccolo Almeida Chaves (UEMA) e Márcia Maria Menendes Motta (UFF), composto por professores e discentes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e de outras instituições nacionais e internacionais, tem como objetivo fundamental catalogar e analisar o acervo documental em História Contemporânea do Brasil. Já possui um considerável acervo no qual constam: os programas eleitorais e a cobertura dos telejornais das eleições presidenciais de 1989 e 2002; a publicação de 47 jornais nacionais sobre a trajetória de Fernando Collor de Mello entre 1986 e 1992; todos os discursos presidenciais de Fernando Collor e seu programa de governo. Agora encontra-se em processo de digitalização e posterior publicização o acervo dos Jornais maranhenses O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno e O Imparcial no período entre 1964 e 1989. Atualmente, são três as linhas de pesquisa do núcleo: Imprensa, Partidos Políticos e Eleições no Brasil Contemporâneo: História e Historiografia, Ditadura Empresarial-Militar no Brasil e no Maranhão: História e Historiografia e Propriedade da Terra no Brasil e Portugal: Fundamentos legais e projetos em disputa (1970-1990).

 

LATESE – O Laboratório de Análise Territorial e Estudos Socioeconômicos

Liderado pelo Prof. Dr. Frederico Burnett e mais dois pesquisadores: o prof. Dr. Antônio Jose Araújo (UFMA) e o Prof. Dr. Magno Vasconcelos Junior (UEMA). O LATESE foi criado em 2011 e tem como objetivo a coleta, organização, sistematização, análise e divulgação das condições de uso do solo e ocupação territorial e suas relações com acessibilidade e mobilidade, saneamento e equipamentos urbanos, bem como o perfil socioeconômico da população e suas formas de habitação e trabalho. As pesquisas em parceria com órgãos públicos se desenvolvem na Ilha do Maranhão, onde convivem quatro municípios – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – conturbados pela dinâmica expansiva da capital do estado.  A meta é a produção de uma cartilha ilustrada com mapas temáticos, na qual serão identificados os principais aspectos da dinâmica urbana da região.

GPEB – Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Pensamento Político e Educação Brasileira.

Criado em 2019 e liderado pelo Prof. Dr. Bráulio Roberto Castro Loureiro, o grupo tem como objetivo a realização de estudos e pesquisas sobre a educação brasileira, tendo como foco as políticas educacionais. A perspectiva teórico-metodológica do grupo se vincula à tradição marxista, que trata o âmbito da educação com atenção às dinâmicas político-econômicas que o permeiam. A abordagem recorre principalmente às contribuições do filósofo e político italiano Antônio Gramsci (1891-1937) e do cientista social brasileiro Florestan Fernandes (1920-1995). Portanto, é buscando investigar as relações de classe inscritas na esfera da educação e da política educacional no Brasil que a proposta de trabalho do GPEB se estabelece.

Grupo – Ideários urbanos e linguagens arquitetônicas São Luís

Liderado pela Prof. Dra. Grete Pflueger e mais seis pesquisadores, Prof Dra. Thais Trovão dos Santos, Prof. Dra. Tânia Berisl FAU-Lisboa (participante externa),  Prof. Ms  Raoni Muniz  Pinto;  Prof. Ms Andrea Cristina Cordeiro Dualibe Prof. Ms , David Coldebella, Prof. Ms Márcio Rodrigues, o grupo foi ciado em 2015, e  tem como objetivo estudos sobre planejamento e urbanismo moderno e  linguagem arquitetônicas  em São Luís . Nesse sentido aglutina pesquisadores em torno dos seguintes temas de pesquisa :urbanismo, planejamento das cidades, patrimônio imaterial e linguagens arquitetônicas.

NEGESF –   Núcleo de estudos e pesquisa de gênero, sexualidade e família

Liderado pela Prof. Dra. Neuzeli Almeida Pinto, o NEGESF foi criado em 2016 e   conta com os seguintes pesquisadores: Mary Ferreira, Fernando, Helciane de Fatima Araújo e Zulene Muniz Barbosa. O núcleo tem como objetivo desenvolver pesquisas e projetos de extensão no campo das relações de gênero, sexualidade e família, considerando os marcos teórico-conceituais mais relevantes e problematizando a emergência de novos contextos políticos e sociais. Aglutina  pesquisadores em torno das seguintes temas:  redes de apoio social, empoderamento e papeis desenvolvidos por mulheres que exercem a atividade rural; relações sociais de gênero e a construção da identidade no âmbito doméstico, trabalho e comunidade; fortalecimento da participação das mulheres nos territórios e na agenda de desenvolvimento rural, buscando ampliar o acesso às políticas públicas de inclusão social e econômica.

LABEX – Laboratório de extensão rural

Criado em 2008, é liderado pelo prof. Dr. Itaan de Pastor Santos e mais três pesquisadores: Dr. João Soares Gomes Filho(UEMA), Profa. Dra. Ariadne Enes Rocha (UEMA) e  Profa. Dra. Ana Maria Aquino (UEMA), o LABEX tem como objetivo desenvolver um trabalho de extensão rural no sentido freiriano, como ação transformadora da realidade na região do Baixo Munin e Lençóis Maranhenses, envolvendo os municípios de Rosário, Icatu, Presidente Juscelino. O Núcleo aglutina pesquisadores em torno dos seguintes temas de pesquisas: agroecologia, políticas territoriais, desenvolvimento territorial e extensão rural.

ATHUAR- Núcleo de pesquisa e extensão assessoria técnica para o habitar urbano e rural 

Liderado pelo professor Frederico Lago Burnett, tem como vice-líder o professor Alex de Oliveira, o ATHUAR conta com mais duas pesquisadoras: Grete Soares Pflueger e Marluce Wall de Carvalho, vinculados ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA.  O Núcleo está voltado para estudos acadêmicos, pesquisas aplicadas e intervenções compartilhadas com comunidades e grupos sociais, visando a qualificação de espaços de moradia. O objetivo geral do ATHUAR é desenvolver estudos, atividades de pesquisa e extensão universitárias sobre o habitat urbano e rural maranhense, em especial daqueles grupos sociais em estado de diferentes e variados riscos socioambientais, tendo como premissa fortalecer a organização, a auto decisão e a autonomia local, considerando sempre o respeito às realidades próprias e aos valores culturais dos grupos envolvidos.  O Núcleo coordena um Curso de Especialização em  Assessoria Técnica para o Habitat Urbano e Rural, visando  capacitar especialistas para atuação no Habitat Urbano e Rural de diferentes grupos sócio espaciais; O objetivo é desenvolver métodos de pesquisa e atuação adequados ao Habitat Urbano e Rural; produzir projetos pensados a partir da realidade sociocultural e da capacidade financeira real dos municípios, contribuindo para políticas públicas sustentáveis.

Observatório de desenvolvimento regional- OBSERVA-DR

Sob coordenação da Prof. Dra. Zulene Muniz Barbosa, o OBSERVA-DR insere-se numa rede institucional mais ampla coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional M/D – PPGDR UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) desde 2010. Essa rede articula diversos programas de Pós-graduação, visando à qualificação e integração de grupos de pesquisa de diferentes instituições voltadas para o tema do desenvolvimento. O objetivo é constituir espaços dinâmicos, de elaboração, produção e circulação do conhecimento sobre desenvolvimento regional, articulando professores alunos do mestrado e iniciação científica e egressos