Ministro participa da abertura oficial de encontro em prol dos territórios rurais


Por em 6 de julho de 2015



“Temos que nos esforçar para fazer dos territórios espaços que promovam a vida e a cidadania”, frisou o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, hoje (1º), durante a abertura oficial do primeiro Encontro Nacional dos Coordenadores dos Núcleos de Extensão para o Desenvolvimento Territorial (Nedet). A reunião, que reúne mais de 100 pessoas, entre professores dos Nedets e representantes das delegacias do MDA, ocorre em Brasília, até esta quinta-feira (2).

O objetivo do encontro é debater um novo conceito de ruralidade e estabelecer diretrizes de cooperação dos Nedet – que são núcleos coordenados por universidades públicas para contribuir para a consolidação da abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável para a zona rural do País.

Segundo o ministro, os Nedet podem criar estratégias diferenciadas para a produção de alimentos saudáveis, essenciais para a segurança alimentar e nutricional do Brasil. “O primeiro passo para um país conquistar sua soberania é assegurar a soberania alimentar. A produção de alimentos pela agricultura familiar é fundamental, não só para colocar comida na mesa do brasileiro, mas, também, para geração de trabalho, renda e manutenção do produtor no campo”, afirmou.

Atualmente, estão implantados 188 Nedets espalhados por 239 territórios. O secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Humberto Oliveira, salientou que os núcleos prestam apoio à gestão territorial. “É um apoio que representa um trabalho de extensão, pois se revela um ambiente de troca de experiências.”

Humberto garantiu que outros encontros serão marcados para os próximos dois anos, período do convênio de trabalho nos núcleos. “Queremos manter essas reuniões, até para avaliarmos como está sendo o trabalho”, disse.

 

João Paulo Biage
Ascom/MDA



Últimas Postagens