História

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) foi criado em 2010, objetivando contribuir para a formação de recursos humanos especializados e capazes de analisar a realidade sociopolítica do estado do Maranhão, assim como os efeitos históricos das políticas socioeconômicas governamentais implantadas em nível local. Tendo como proponentes docentes do curso de Ciências Sociais da UEMA, a criação do PPDSR articula-se a demandas mais amplas dos Estados Amazônicos que, embora sejam realidades singulares, apresentam problemas e desafios comuns. 

Ao longo do tempo, foram implantadas medidas visando agregar docentes com perfil de excelência em pesquisa e com produção intelectual compatível com os objetivos do programa. O corpo docente é composto hoje por 16 professores doutores permanentes, representando cinco departamentos diferentes da UEMA (Ciências Sociais, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História e Patologia), todos titulados em áreas relevantes para a proposta do PPDSR (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência Política, Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, História, Políticas Públicas, Psicologia, Ciências Sociais, Antropologia Social e Sociologia) e em instituições consideradas de excelência no país e no exterior (UFRJ, UFF, UERJ, USP, UNICAMP, UNESP, UFSCar, PUC/SP, UFPR, UFMA, UFPA, Universidade de Paris, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Barcelona). 

O PPDSR tem como público-alvo graduados em Ciências Sociais, História, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Administração, Psicologia, Economia, Direito e cursos no âmbito das Ciências Agrárias. Entre 2010 e 2023, aproximadamente 700 candidatos participaram de nossos processos seletivos, sendo matriculados 197 alunos, demonstrando a capacidade do PPDSR na formação de recursos humanos para atuação no aparelho do Estado, na educação básica e superior, na inciativa privada e em organizações ligadas a sindicatos e movimentos sociais.