Grupos de Pesquisa

1. Núcleo de Estudos do Pensamento Político Latino-americano – NEPPOL

Coordenação: Dr. Bráulio Roberto de Castro Loureiro

Vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UEMA e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da mesma universidade, o Núcleo de Estudos do Pensamento Político Latino-americano (NEPPOL) realiza estudos e pesquisas sobre pensamento político e circulação de ideias políticas, tendo como foco as contribuições do marxismo brasileiro e latino-americano enquanto registro explicativo da história e da vida política da América Latina. O Núcleo deu seus primeiros passos em meados de 2019, consolidando-se em 2021. Ao longo de seus primeiros quatro anos de existência, além do cultivo de um profícuo espaço de estudos e discussões coletivas, produziu resultados como: I) aprovação de projetos de pesquisa e cotas de bolsas de iniciação científica para integrantes da graduação; II) aprovação de discentes em programas de mestrado e doutorado em universidades maranhenses e brasileiras; III) apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos regionais e nacionais; IV) publicação de artigos conjuntos em periódicos científicos; V) publicação de capítulos de livro em coletâneas; VI) participação em atos e atividades políticas na cidade de São Luís afinadas com a perspectiva do Núcleo.

2. Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea – NUPEHIC

Coordenação: Drª. Monica Piccolo Almeida Chaves

O NUPEHIC, constituído em 2012, tem como objetivo fundamental catalogar e analisar o acervo documental em História Contemporânea do Brasil. Atualmente, são três as linhas de pesquisa do núcleo: “Imprensa, partidos políticos e eleições no Brasil contemporâneo: história e historiografia”; “Ditadura empresarial-militar no Brasil e no Maranhão: história e historiografia”; “Propriedade da terra no Brasil e Portugal: fundamentos legais e projetos em disputa (1970-1990)”. Contando com a participação de docentes, estudantes de graduação, mestra e doutorado, ao longo dos anos o Núcleo organizou diversos eventos de amplitude regional, nacional e internacional, alguns deles em parceria com o Programa de PósGraduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da UEMA.

3. Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Família – NEGESF

Coordenação: Drª. Neuzeli Maria de Almeida Pinto

 O NEGESF desenvolve projetos de pesquisa e extensão com a participação de alunos de graduação (cursos de Ciências Sociais, Biblioteconomia e Direito) e do mestrado (PPDSR/UEMA). Projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos em comunidades rurais, urbanas e quilombolas que abrem novas possibilidades de diálogo entre a comunidade e a universidade, juntamente com os programas de pósgraduação envolvidos, solidificando sua missão social e colaborando com a formação interdisciplinar dos alunos de graduação e pós-graduação que podem contar com mais uma área de qualificação. Junto à sociedade civil, atua em parceria com o Fórum Maranhense de Mulheres, que é representado por grupos de mulheres e feministas com a finalidade de promover o debate político sobre as desigualdades de gênero, questionar e lutar contra a subalternidade das mulheres, combater a opressão e violência, assim como propor e monitorar políticas públicas. Criado em 2016, o NEGESF aglutina pesquisadores em torno dos seguintes temas: Redes de apoio social, empoderamento e papeis desenvolvidos por mulheres que exercem a atividade rural; Relações sociais de gênero e a construção da identidade no âmbito doméstico; Trabalho e comunidade; Fortalecimento da participação das mulheres nos territórios e na agenda de desenvolvimento rural. Entre as publicações no âmbito do grupo, destacamos a que compõe a biblioteca setorial do CCSA: FERREIRA, Maria Mary. (org.) Mulheres e protagonismo político no maranhão: elementos para superar a sub-representação feminina. São Luís: EDUFMA; NIEPEM, 2019.

4. Grupo de Pesquisa Cidade e Prisão

 Coordenação: Dr. Rafael Godoi

O grupo de pesquisa Cidade e Prisão está vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão. Reúne pesquisadores e estudantes interessados em explorar e compreender, a partir de uma abordagem sociológica, as características mais destacadas e os nexos que articulam modos de produção do espaço urbano, formas de gestão da ordem e dinâmicas estatais de violência e punição.

5. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais do Campo – GEPQAM

Coordenação: Dr. Ademir Terra

Composto por docentes, estudantes de graduação e mestrado, o objetivo do GEPQAM é desenvolver estudos, pesquisas e promover eventos científicos visando atender o ensino de graduação, pós-graduação e projetos de extensão cujos temas estejam voltados para a evolução teórico-metodológica da geografia agrária brasileira, conceitos e categorias geográficas no estudo agrário, métodos nas pesquisas agrárias em geografia, produção do espaço agrário, comunidades tradicionais e a propriedade da terra, teorias sobre o campesinato no Brasil, movimentos sociais e reforma agrária no Brasil, relação capital/trabalho no campo, agricultura moderna, território e desterritorialização, novas tendências da agricultura camponesa no Brasil, educação camponesa e território, territorialização dos movimentos camponeses no Maranhão.

6. Rede de Pesquisa Habitat Urbano e Rural do Maranhão

 Coordenação: Dr. Alex Oliveira de Souza

 Reunindo professores e pesquisadores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, História e Ciências Sociais, vinculados à Universidade Estadual do Maranhão, a Rede de Pesquisa sobre o Habitat Urbano e Rural do Maranhão tem seus estudos voltados para as condições de vida e trabalho de grupos sociais populares rurais e urbanos do estado. Com trabalhos desenvolvidos sobre povos originários, comunidades remanescentes de quilombolas, colonos, assentados, quebradeiras de coco, posseiros, ocupantes urbanos nas várias regiões dos biomas Amazônico e Cerrado, a Rede pesquisa, divulga e debate as condições de desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos diferentes grupos precarizados do Maranhão, considerando suas formas de vida e trabalho, organização social, conflitos em torno da terra, relações com o Estado através de diferentes vertentes das políticas públicas.

7. Laboratório Análise Territorial e Estudos Socioeconômicos – LATESE

Coordenação: Dr. Carlos Frederico Lago Burnett

Com quatro linhas de pesquisa (Região, territorialidade e movimentos sociais; Uso do solo e ocupação territorial; Segregação socioespacial urbana; Arquitetura popular no Maranhão), o Laboratório de Análise Territorial e Estudos Socioeconômicos, desde 2010 contribui para o conhecimento, análise e discussão da realidade socioespacial do Maranhão em diferentes escalas territoriais. A partir de uma visão totalizante dos fenômenos sociais de produção e consumo do espaço, o LATESE contabiliza estudos em todas as regiões do estado com pesquisas acadêmicas sobre planejamento e gestão do solo urbano, políticas habitacionais estatais e autoprodução do espaço rural e urbano. Consubstanciada em livros, artigos científicos, anais de eventos, organização e participação em encontros nacionais e internacionais, a produção do LATESE busca contribuir para o conhecimento, o debate e o enfrentamento das desigualdades socioespaciais maranhenses. Cabe acrescentar que o laboratório congrega docentes de programas de pós-graduação, estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UEMA e da UFMA.

8. Ideários urbanos e linguagens arquitetônicas de São Luís no século XX

Coordenação: Drª. Grete Soares Pflueger

O grupo tem por objetivo desenvolver pesquisas de iniciação cientifica, extensão, mestrado e doutorado sobre o tema os ideários urbanos e as linguagens arquitetônicas em São Luís do Maranhão, promovendo a catalogação, a pesquisa científica e o debate sobre a cartografia e os planos urbanos elaborados para a capital no século XVII-XX e sua interface com a contemporaneidade, assim como a inserção das novas linguagens arquitetônicas (art déco, moderno e brutalista) no centro histórico e áreas de expansão urbana em São Luís. Tal agenda constitui subsídios para o planejamento urbano e a conservação urbana integrada. Liderado pela Prof. Dra. Grete Pflueger e mais seis pesquisadores (Drª. Thais Trovão dos Santos; Drª. Tânia Beris, FAU-Lisboa, participante externa; Me. Raoni Muniz Pinto; Ma. Andrea Cristina Cordeiro Dualibe; Me. David Coldebella; Me. Márcio Rodrigues), o grupo foi criado em 2015 aglutinando bolsistas de iniciação científica, além de estudantes e egressos de mestrado.

9. Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – LABEX

 Coordenador: Dr. Itaan de Jesus Pastor Santos

 Criado em 2008, o Núcleo é liderado pelo prof. Dr. Itaan de Jesus Pastor Santos e três pesquisadores: Dr. João Soares Gomes Filho (UEMA), Drª. Ariadne Enes Rocha (UEMA) e Drª. Ana Maria Aquino (UEMA). O LABEX tem como objetivo desenvolver um trabalho de extensão rural no sentido freiriano, como ação transformadora da realidade na região do Baixo Munin e Lençóis Maranhenses, envolvendo os municípios de Rosário, Icatu, Presidente Juscelino. O Núcleo aglutina docentes, técnicos e estudantes de graduação e mestrado em torno dos seguintes temas de pesquisas: Agroecologia; Políticas territoriais; Desenvolvimento territorial; Extensão rural. Nesse sentido, desenvolve suas atividades através de projetos financiados por agências de fomento. Desde sua fundação, o LABEX realiza ações entre agricultores familiares, pescadores artesanais e setores da academia. A interface da pesquisa com a extensão dinamizou o trabalho fortalecido com a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional. Por conta dessas ações o grupo já produziu dezenas de artigos completos para congressos como o CBEU, a SOBER e a JOINPP, publicou diversos artigos em revistas científicas, sediou, por meio do Dr. Itaan Santos, a orientação de várias dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso dentro das temáticas desenvolvidas pelo Núcleo.

10. Grupo de Estudos de Dinâmica Territorial – GEDITE

Coordenador: Dr. José Sampaio de Mattos Junior

O GEDITE tem como objetivo desenvolver atividades de extensão e pesquisa que contribuam para as discussões sobre: Agricultura familiar; Políticas territoriais; Estrutura produtiva agrícola e a organização do processo produtivo; Territorialização dos assentamentos rurais no Maranhão. É liderado pelo Dr. Jose Sampaio de Mattos Junior e conta com três pesquisadores externos (Dr. Antônio Nivaldo, UNESP; Dr. Rui Jacinto, Universidade de Coimbra; Dr. Valentim Caber, Universidade de Salamanca). As discussões internas servem de orientação para a consolidação de teorias, procedimentos metodológicos e técnicas de campo. Ao longo de 10 anos, o grupo estimulou a promoção de eventos de caráter científico com o intuito de difundir pesquisas sistematizadas sobre política de desenvolvimento territorial, políticas de desenvolvimento regional e política de desenvolvimento agrário no Maranhão. Nessa perspectiva, participou da organização de eventos nacionais e internacionais, contando com doutores, pós-doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e graduandos.

11. Lutas Sociais, Igualdade e Diversidades – LIDA

Coordenação: Drª. Marivania Leonor Souza Furtado

Criado em 2013, o Grupo LIDA tem por objetivo estreitar o saber produzido em meio acadêmico às vozes dos múltiplos segmentos sociais e étnico-raciais que, impactados pelo processo socioeconômico majoritário atual, têm suas pertenças, identidades e direitos fundamentais desconsiderados. Dessa forma, aglutina pesquisadores das áreas das Ciências Humanas, sobretudo da Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Direito, Geografia, dentre outros, que têm voltado suas pesquisas e propostas extensionistas para a questão das lutas sociais no campo e nas cidades, além de subsidiar movimentos sociais para a conquista e efetivação de direitos específicos no contexto do Estado Pluriétnico, multicultural e de uma sociedade de múltiplas experiências socioeconômicas políticas e culturais. Contando com integrantes de graduação, mestrado e doutorado, o Grupo organiza eventos anuais (ENLIDA) de modo a aproximar universo acadêmico e comunidades tradicionais do estado do Maranhão.

12. Cidade, Territorio e Meio Ambiente – CITEMA

 Coordenação: Drª. Rosirene Martins Lima

Os estudos desenvolvidos pelo CITEMA têm abarcado a problemática urbana e ambiental priorizando a Região Metropolitana de São Luís no estado do Maranhão, mas também se dedicado a outras situações empíricas no bojo dessa temática. Tem parcerias com outros grupos de estudos e das comunidades envolvidos com esta problemática, cujas trocas contribuem para as reflexões do grupo, além da participação nos debates do Plano Diretor de São Luís, apresentação de trabalhos em eventos, publicação de artigos e Coordenação de GT no ENANPPAS. Reúne pesquisadores, estudantes de doutorado, mestrado, iniciação cientifica e graduandos interessados em estudar e aprofundar a problemática urbana/ambiental.

13. Grupo de Estudo de Desenvolvimento Política e Trabalho – GEDEPT

 Coordenação. Drª. Zulene Muniz Barbosa

O GEDEPT tem como objetivo a formação de pesquisadores nos estudos sobre o Maranhão contemporâneo, de modo particular os projetos desenvolvimentistas com seus impactos econômicos, políticos socioespaciais e regionais. Aglutina pesquisadores em torno dos seguintes temas de pesquisa: Estado e desenvolvimento; Classes sociais; Ideologia, trabalho e movimentos sociais, com destaque para o sindicalismo. Os desdobramentos são pesquisas socioespaciais referentes à produção de commodities agrícolas minerais e suas cadeias produtivas para compreender as novas formas de acumulação que articulam o local, o regional e o global. Essas pesquisas contribuem para demonstrar pontos obscuros e cruciais de uma estrutura oligárquica que persiste em não sair de cena. O Grupo realiza, desde 2013, o Simpósio bienal de Ciência Política, o Simpósio sobre a Questão agrária no Maranhão, recrutando e mobilizando discentes de graduação e de mestrado.

14. Observatório de Desenvolvimento Regional – OBSERVA-DR

Coordenação: Drª. Zulene Muniz Barbosa

O OBSERVA-DR insere-se numa rede institucional mais ampla visando à qualificação e integração de grupos de pesquisa de diferentes instituições. O objetivo é constituir espaços dinâmicos de elaboração, produção e circulação do conhecimento sobre desenvolvimento regional, articulando docentes, alunos do mestrado e iniciação científica e egressos da graduação e pós-graduação. São objetivos do Observatório: I) propor e implementar estratégias de articulação entre grupos e instituições da rede institucional de pesquisa na perspectiva de fortalecer a pesquisa sobre desenvolvimento regional no Maranhão; II) promover encontros locais, nacionais e internacionais, na perspectiva de intercâmbio cultural e difusão de conhecimentos produzidos pelos pesquisadores; III) socializar as pesquisas de docentes, discentes e egressos com a comunidade acadêmica, a sociedade maranhense e demais interessados por meio dos Cadernos do Observatório.