Imesc recebe técnicos do Ipea para discussão sobre desenvolvimento territorial rural


Por em 2 de março de 2016



Durante última semana, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) recebeu técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para realização do minicurso sobre Desenvolvimento Territorial Rural. Servidores do Imesc e bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) que atuam no Instituto participaram do minicurso que teve início na terça (16).

O Ipea firmou parceria com a UFU para realizar a avaliação dos territórios rurais em todo o país, constituindo atualmente uma rede com 39 pesquisadores espalhados por oito diferentes instituições de pesquisa. O Imesc foi convidado para participar da rede de pesquisas na condição de representante do Estado do Maranhão.

Na oportunidade, Murilo José Pires, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e Antônio Ortega, professor de economia da UFU, apresentaram ao corpo técnico do Imesc o projeto de pesquisa que visa avaliar as políticas territoriais rurais desenvolvidas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário após 10 anos de implementação.

A metodologia aplicada pelo Ipea surgiu no grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Rurais do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, como conta o professor Ortega. “O Ipea firmou parceria com o nosso grupo de pesquisas e criou a rede de pesquisa, aglutinando pesquisadores de diversas regiões do Brasil”, disse o professor.

“Estamos trazendo a metodologia de pesquisa aplicada em outros estados com vistas de firmar parceria também com o Imesc para que ela possa ser aplicada no Maranhão. Esta metodologia permite avaliar as políticas territoriais que já existem e novas situações de políticas públicas do estado”, comentou Murilo Pires, técnico do Ipea.

O diretor de estudos e pesquisas do Imesc, Frederico Burnett, comentou o trabalho em conjunto com Ipea. “Essa é uma grande oportunidade para obter conhecimento atualizado do Maranhão, possibilitando ao Imesc realizar o devido suporte à elaboração de políticas públicas por parte das secretarias de governo. Assim, o Imesc consegue atuar em uma das suas funções primordiais, que é a de oferecer a base de informações para elaboração de políticas”, completou o diretor.

Marlana Rodrigues, coordenadora do projeto no Imesc, falou da importância da pesquisa para o Maranhão. “O Ipea está trazendo a pesquisa para avaliar o efeito dessas políticas aplicadas no Maranhão, visando verificar se essas políticas promoveram melhoria da qualidade de vidas dessas populações. Essas políticas de desenvolvimento territorial rural chegam para contribuir com o Estado no fomento de políticas públicas que promovam essa melhoria”, disse.

O Imesc é o principal interlocutor do Ipea no Estado do Maranhão. A parceria entre as instituições já abarca oito projetos, sendo que quatro deles estão bem encaminhados, contando com técnicos do órgão que atuam como coordenadores locais das pesquisas em parceria com técnicos do Ipea que atuam em nível nacional.

Essa parceria surge a partir de uma carta de intenção de ambas as instituições que visa estreitar as relações entre o governo do Estado do Maranhão, representado pelo Imesc e Governo Federal, representado pelo Ipea. Há um acordo de cooperação técnica a ser assinado e posteriormente cada uma dessas frentes de pesquisas terão um plano de trabalho específico. A previsão do início do desenvolvimento dessas pesquisas é para março deste ano.

Por IMESC.



Últimas Postagens