IMESC divulga nota de produção agrícola de março de 2016


Por em 18 de abril de 2016



O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) divulgou, no dia 12/04/2016, a Nota Mensal de Conjuntura Econômica sobre a agricultura do Estado referente ao mês de março de 2016. De acordo com a Nota, a safra de grãos em 2016 no Maranhão deverá ter uma queda de 14,1% em comparação com a safra do ano passado, devendo somar 3.365 mil toneladas.

A produção esperada de grãos em 2015, comparada a 2014 foi menor em 4,1%. Na estimativa de março de 2016, a produção indica queda superior a dois dígitos, situação preocupante levando em conta os fatores climáticos adversos, como o fenômeno El Niño, que teve o seu ciclo mais forte em dezembro de 2015 e com continuidade no início de 2016.

Segundo o economista do Imesc, Dionatan Carvalho, “o resultado do ano é atípico tendo em vista os fatores climáticos que influenciaram negativamente na produção agrícola do Estado, assim como nas demais Unidades da Federação”.

Segundo informações do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Maranhão – GCEA/MA, o baixo índice pluviométrico foi um dos principais fatores que impactaram negativamente nesta e em outras culturas. Somado a isso, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, a partir de pesquisas in loco, constataram que além da diminuição das chuvas, o céu permanecia na maioria dos dias nublado, o que dificultava a luminosidade que é essencial para o desenvolvimento da planta.

A análise completa encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, no link:http://www.imesc.ma.gov.br/index.php/publicacoes/132/view/61/showPub/144/

Sobre o LSPA

A Nota Agrícola busca fazer uma discussão prévia dos resultados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA, divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

O LSPA é uma pesquisa que faz acompanhamento conjuntural da safra agrícola, que adota diferentes procedimentos em seu processo de investigação, de acordo com as diversas características de cada cultura. As informações estão disponíveis sob a forma de publicação mensal contendo os dados de área, produção e rendimento médio, em nível de produto e Unidades da Federação.



Últimas Postagens