Dissertações 2019
Autor(a): ALDREY MALHEIROS NEVES DE OLIVEIRA
Orientador(a): Prof. Dr. Carlos Frederico Lago Burnett
Data da defesa: 26/09/2019
Diante do quadro que se formula no processo de efetivação da Região Metropolitana da Grande São Luís, pela Lei Nº 174/2015 que reproduz, conforme suas particularidades, diretrizes do Estatuto da Metrópole, foi selecionada a Função Pública de Interesse Comum da Regularização Fundiária para verificação dos processos de planejamento e gestão pública nos municípios integrantes dessa região. Com foco na capacidade institucional municipal, busca-se investigar as condições estruturais, técnicas e financeiras para realização de atividades sobre a função da Regularização Fundiária, enquanto função pública intrínseca ao ordenamento do solo, de modo a assegurar a função social da terra urbana e o direito à cidade através de ações urbanísticas, jurídicas, ambientais e sociais. Com o acompanhamento do diagnóstico técnico que fornecerá subsídios à produção do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado dessa região, foi possível extrair dados sobre a atuação dos servidores municipais nessa temática. Em vista das enormes disparidades socioespaciais e socioeconômicas dentre outros aspectos nos 13 municípios da região, observa-se uma grande carência na consolidação das estruturas técnico-administrativas e financeiras, as quais não possuem uma equipe suficiente para suprir a demanda da questão urbana e a arrecadação tributária mediana não supera 1,64% da receita orçamentária, geralmente subordinando-se a ações do Estado.
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Autor(a): ARTEMIO MACEDO COSTA
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Zulene Muniz Barbosa
Data da defesa: 30/09/2019
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Autor(a): CINARA BARBOSA FRANCO DE SA
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Franci Gomes Cardoso
Data da defesa: 18/06/2019
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Autor(a): IZAMARA NUNES SOUSA
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Franci Gomes Cardoso
Data da defesa: 24/06/2019
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Autor(a): KATYANE ALICE LOBO DE ALMEIDA
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Zulene Muniz Barbosa
Data da defesa: 30/09/2019
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Autor(a): LEONARDO DE JESUS MARINHO VIANA
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Jose de Araujo Ferreira
Data da defesa: 30/09/2019
Análise da gestão de resíduos sólidos domésticos caso de Bacabeira – MA.
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Autor(a): LUCAS SERRA BORBA FONSECA
Orientador(a): Prof. Dr. Alex Oliveira de Souza
Data da defesa: 30/09/2019
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Autor(a): LUIS FERNANDO DE SOUSA ARAUJO
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Grete Soares Pflueger
Data da defesa: 30/09/2019
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Autor(a): MARCOS MENDES DE LUCENA
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Zulene Muniz Barbosa
Data da defesa: 30/09/2019
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Autor(a): MIRELLE FARAY VIEIRA RESENDE
Orientador(a): Prof. Dr. Claudio Eduardo de Castro
Data da defesa: 30/09/2019
Diante do crescimento urbano contínuo, a carência de planejamentos ambientais que contemplem ações educativas tem provocado discussões em todo o mundo sobre as mudanças necessárias nos padrões de produção, consumo e tratamento adequado dos resíduos. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior têm a responsabilidade social de inserir a Educação Ambiental no processo educativo para a construção de atitudes e competências do indivíduo para atuar de forma proativa na proteção do meio ambiente. Seguindo essa temática, foi feito um estudo de caso, de abordagem quali-quantitativa, na Universidade Estadual do Maranhão. O principal objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação entre a gestão integrada de resíduos sólidos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus de São Luís, e a percepção da inserção da educação ambiental, influenciando o comportamento ambientalmente responsável dos alunos e dos servidores desse campus. Os procedimentos metodológicos qualitativos consistiram no aprofundamento sobre as políticas de gestão ambiental da UEMA e a percepção de quem trabalha com essas questões na instituição, acerca dos principais elementos norteadores da política de gestão ambiental institucional. Para isso, foram coletados e agrupados os dados documentais, bibliográficos e, em paralelo, procedemos com a análise de conteúdos extraídos de entrevistas semiestruturadas com cinco pessoas-chave envolvidas diretamente com o trabalho da gestão ambiental na instituição. Na abordagem quantitativa da pesquisa, foram adaptados os questionários da Escala de Comportamento Ecológico e da Escala de Percepção da Inserção de Educação Ambiental. Essas escalas foram escolhidas com o propósito de analisar as percepções de alunos e de servidores com relação às políticas de Educação Ambiental da UEMA e suas práticas sustentáveis dentro e fora da instituição. Com o auxílio de cálculos estatísticos, foram feitas análises descritivas, sociodemográficas e fatoriais, que permitiram abordar a individualidade entre os grupos, estabelecer correlações entre os constructos e comparações entre as amostras. A partir dos resultados de ambos procedimentos metodológicos, constatamos que existe a necessidade de fortalecimento da Educação Ambiental da instituição, melhoria da estrutura administrativa e do sistema de controle de resultados das ações desenvolvidas. Além disso, percebemos pouco engajamento de alunos e servidores nas atividades promovidas pela instituição. As análises sociodemográficas e fatoriais dos constructos apontam as divergências de comportamento ecológico entre as amostras, revelando, em linhas gerais, que existe um maior comprometimento ambiental dos servidores em comparação com os alunos. As contribuições teóricas desse estudo residem na distinção de resultados indicando a necessidade de fortalecimento da Educação Ambiental nas universidades, provocando mudanças comportamentais significativas na relação entre a sociedade e o meio ambiente.
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Autor(a): SILVANA DOS REIS GONCALVES DE ARAUJO E SILVA
Orientador(a): Profa. Dra. Marivânia Leonor Souza
Data da defesa: 30/09/2019
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Autor(a): THIERS FABRICIO SANTOS TIERS
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Jose de Araujo Ferreira
Data da defesa: 02/08/2019
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Autor(a): WILLIAN BARBOSA FILHO
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Zulene Muniz Barbosa
Data da defesa: 30/09/2019
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